sábado, 6 de agosto de 2011

A Briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel.

Edificio Itália em Imagem Recente:
não sabe o que é amor, tem corpo de aço e alma de robô.
O Edifício Itália era o rei da Avenida Ipiranga: alto majestoso e belo, ninguém chegava perto da sua grandeza.
Inaugurado em 1965, o Itália substituiu o Martinelli como símbolo da ascensão social dos imigrantes italianos que haviam chegado ao Brasil no século XIX começando nas lavouras de café e aquela época dominavam grandes grupos empresariais. Grande ícone paulistano, o restaurante Terraço Itália, no topo do edifício é ainda hoje um dos principais pontos turísticos de São Paulo, no auge dos anos 1970 era parada obrigatória de presidentes, reis e celebridades que passavam pela cidade.

O Hilton da Ipiranga, nascido redondo para chamar a atenção.
Desativado em 2004.
A rede Hilton é uma multinacional que está presente em vários países do mundo. Em São Paulo chegou nos anos 1970 com muito destaque na imprensa, inaugurado em 1971 com show de Roberto Carlos e foi o principal hotel da cidade durante décadas até ser substituído em 2004 pelo novo Hilton, na avenida Nações Unidas no sofisticado bairro do Itaim.

Novo Hilton de São Paulo, inaugurado em 2004.

A música de Tom Zé fala da troca acusações entre os dos dois edifícios motivados pelo ciúme do edifício Itália  em dividir as atenções com o Hilton: gracioso, moderno e charmoso. 





Os envolvidos:

Edifício Itália: Com já dito aqui, apesar da perda de importância comercial do Centro, ainda figura entre os pontos turísticos da cidade. Possui um pomposo site na internet e dizem que ainda ri do seu vizinho que foi abandonado. http://www.edificioitalia.com.br/


Hilton Hotel Ipiranga: Ganhou uma função menos glamourosa e mais burocrática, virou gabinete de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo.
capa da Amiga de 1970
Revista Amiga: Editada a partir de maio de 1970,  foi durante décadas a principal revista de celebridades, show-business do Brasil. Morreu em agosto de 2000 e teria sido ela a culpada pela peleja contado por Tom Zé.

Novo Hilton: Vive muito bem no Centro Empresarial Nações Unidas. Recebe celebridades e foi cenário do programa O Aprendiz. Nunca ouviu falar dos edifícios da avenida Ipiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...